Dermatite atópica é uma inflamação na pele, que causa manchas locais ou disseminadas e coceira intensa, podendo levar a lesões e infecções tópicas.

Existem 2 fatores condicionados a esta dermatite e estão interligados: a perda da integridade da epiderme (camada mais externa da pele) e a hiper-reatividade da pele ao contato com partículas do ambiente que, geralmente, seriam bem toleradas se pele estivesse normal.

Por ser uma condição da pele da pessoa, esta dermatite não tem cura mas tem tratamento e os cuidados se baseiam nas premissas citadas acima:

·      1) Manter sempre a pele suficiente hidratada para manter sua integridade, tanto com a aplicação de bons hidratantes corporais como na alimentação e ingestão de líquidos. Quando a pele está prejudicada, costuma reagir ao mínimo contato de partículas, muitas vezes até mesmo as presentes no suor ou trazidas pelo vento.

·       2) Evitar consumir produtos ou alimentos potencialmente alergênicos (que podem causar alergia e inflamação) já que pessoas com dermatite atópica costuma ter o sistema imune sensível ao artificial – por isso geralmente também apresentam asma, rinite, etc. Ou seja, manter hábitos tão naturais quanto possível.

O tratamento visa o uso de medicações que diminuem a reação do sistema imunológico, portanto, tratam os sintomas e por isso não substituem os cuidados com a pele que devem se tornar rotina.

Obs: Sempre consulte o médico para diagnóstico e opções de tratamento!

Outras terapias, como a LASERTERAPIA, podem somar e reduzir o tempo total de tratamento, diminuindo também possíveis efeitos indesejáveis pelo uso prolongado das medicações.

 

Conte comigo!